Nos dias de hoje, muitas pessoas buscam alternativas rápidas para emagrecer, e a “dieta da sopa” é um exemplo clássico. Promessas de perda de peso rápida e redução de medidas chamam a atenção, especialmente quando há a ideia de eliminar a gordura abdominal de forma acelerada. Mas será que essas sopas realmente funcionam para emagrecer de forma saudável e sustentável?
Por Dra. Lielli Pollheim – Médica | CRM-SC 23703
A verdade sobre as dietas da sopa
A dieta da sopa e outras dietas restritivas podem até resultar em perda de peso rápida em curto prazo, mas é importante entender que grande parte desse peso perdido não é necessariamente gordura, e sim massa muscular e líquidos. Quando restringimos demais as calorias, o corpo entra em um estado de alerta, reduzindo o metabolismo e utilizando o tecido muscular como fonte de energia. Isso pode resultar em um metabolismo mais lento, dificultando o emagrecimento a longo prazo. Será que é isso que você deseja mesmo?
Uma revisão sistemática publicada no American Journal of Clinical Nutrition mostra que dietas muito restritivas são insustentáveis, podendo causar efeitos adversos no metabolismo basal e no equilíbrio de massa magra e gordura no corpo. Assim, a famosa “dieta da sopa” pode ter um efeito contrário ao desejado, levando à perda de massa muscular, o que resulta em uma desaceleração do metabolismo (acho que não vale a pena não).
A perda de massa muscular e seu impacto no metabolismo
Perder massa muscular ao seguir uma dieta da moda pode ter efeitos devastadores para o emagrecimento a longo prazo. Isso acontece porque a massa muscular é metabolicamente ativa, ou seja, quanto mais músculo você tem, mais calorias o seu corpo queima, mesmo em repouso. Ao perder músculos, seu corpo gasta menos energia ao longo do dia, tornando mais difícil manter o peso ou continuar perdendo gordura. Por isso sempre ressalto a importância de focar no consumo de proteínas na dieta e fazer exercícios de força (músculo é vida, gente!).
Estudos como o de Hall et al. (2019) mostraram que dietas restritivas sem controle adequado de macronutrientes e proteínas, como a dieta da sopa, podem levar à perda muscular significativa, tornando o emagrecimento mais difícil com o passar do tempo.
Porque a sopa não é a vilã, mas a dieta sim
Isso não significa que as sopas sejam ruins. Na verdade, uma sopa bem equilibrada, rica em legumes, proteínas magras e gorduras saudáveis pode ser uma excelente opção de refeição. Elas podem ser incluídas em um plano alimentar saudável e balanceado, ajudando a controlar calorias e aumentar o consumo de nutrientes. No entanto, confiar apenas na sopa, ou em qualquer dieta monótona e restritiva, não é sustentável.
O segredo para o emagrecimento saudável e a perda de gordura, inclusive na região abdominal, está em um déficit calórico moderado, acompanhado de uma alimentação balanceada, rica em proteínas, fibras e gorduras saudáveis, além da prática regular de atividade física.
O emagrecimento sustentável é a chave
Para emagrecer de forma saudável e sem sacrificar seu metabolismo, o ideal é investir em uma reeducação alimentar. Planos alimentares extremistas, como a dieta da sopa, podem até trazer resultados rápidos, mas a longo prazo, os prejuízos são maiores que os benefícios. Perder peso de forma equilibrada, mantendo a saúde muscular e acelerando o metabolismo, é o caminho mais seguro e eficaz para resultados duradouros.
Lembre-se: emagrecer é um processo contínuo que exige paciência e consistência. Consultar um profissional da saúde como nutrólogo, endocrinologista ou nutricionista para te ajudar com um plano adequado às suas necessidades é sempre a melhor escolha.
Buscamos uma transformação em sua vida, promovendo seu protagonismo no emagrecimento de forma saudável e sustentável. Nosso método visa entender os conhecimentos médicos e promover ações conscientes para alcançar resultados positivos através de pequenos hábitos diários.